Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

O estudo da CIP II... e as sombras chinesas

Quem está atrás da sombra? A entrevista feita por Paulo Ferreira do Público e Raquel Abecasis da Rádio Renascença ao presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) Rui Moreira ilumina - ainda que parcialmente - quem está atrás das sombras chinesas...

 

O primeiro-ministro e o ministro das Obras Públicas acertaram com o presidente da CIP quem deveriam ser os promotores do estudo de engenharia que conclui que o Campo de Tiro de Alcochete é a melhor solução, trabalho que possibilitou ao Governo solicitar o estudo do LNEC para comparar a Ota com esta nova localização... De fora fica Portela+1, defendida pela ACP que se viu obrigada a ficar fora do grupo de promotores públicos do estudo.

 

A "iniciativa empresarial"  - aquilo que para nós, simples mortais, corresponde a um sinal de vitalidade da nossa sociedade - parece afinal ser uma "iniciativa governamental". Vale a pena revisitar o que disse Marcelo Rebelo de Sousa ontem sobre o assunto. Quem é o grande ganhador com esta solução? Obviamente o Governo... que na expressão de Marcelo Rebelo de Sousa consegue um adiamento táctico.

 

No meio de tanta táctica os simples mortais do país apenas esperam que alguém estude efectivamente a melhor solução numa análise custo benefício - como Miguel Cadilhe explicava nas páginas do Expresso. Esperemo que Mário Lino passe das palavras aos actos e junte Portela+1 ao estudo do LNEC - não é só dizer que o Governo aceita qualquer estudo como afirmou hoje.

 

E que o Governo, depois de tanta táctica, decida com o critério do interesse público. Para isso é preciso que Marcelo Rebelo de Sousa não tenha razão num aspecto: já está tudo decidido - será na Ota. Estes "estudos" são pagos - pelos contribuintes - para não se falar mais no novo aeroporto. O que significa que são custos, dinheiro deitado à rua.

Publicado por Helena Garrido às 17:55
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Contacto

helena_garrido@sapo.pt

Entradas recentes

...

FMI: muitas medidas, pouc...

Inflação e lei laboral

O adeus a Tony Blair

Flexisegurança, Portugal ...

O preço da (in)justiça so...

O maravilhoso mundo novo

Sarkozy e a vantagem de s...

Privatização da REN com p...

E assim se cumpriu o dest...

Temas

aeroporto

automóvel

banca

bce

bcp

conjuntura

desemprego

desigualdade

edp

educação

emprego

energia

flexisegurança

governo

inflação

media

ota

saúde

semana prevista

união europeia

todas as tags

Pesquisar

 

subscrever feeds