Sexta-feira, 25 de Maio de 2007

Ota, estudos e interesses

Pertenço aos 60% das pessoas que consideram não ter informação para se pronunciar sobre a localização do novo aeroporto para Lisboa.

 

O que gostava era de confiar na escolha da Ota determinada pelos "vários" estudos, acreditar que foram feitos com independência técnica e que, de facto, como defende o ministro Mário Lino, já não há tempo para estudar mais o assunto, já não há tempo para avaliar localizações alternativas às que foram analisadas.

 

A decisão foi tomada em 2000...Há 7 anos...pelo então ministro de António Guterres, João Cravinho. Depois foi validada por Durão Barroso. Não se consegue perceber porque é que uma decisão que merecia o consenso dos dois grandes partidos de repente deixou de ser consensual. Passou muito tempo mas não o suficiente para alterar estruturalmente o país - os cursos de água, a rota das aves ou a distribuição da população e da riqueza.

 

Um dos únicos argumentos que ouvi neste louco debate é que hoje existem meios mais sofisticados para detectar melhores localizações. É assim que surge por exemplo o Poceirão... Não há tempo para avaliar?  Provavelmente. Então demonstre-se que os custos de uma reabertura do processo de decisão da Ota seriam superiores aos benefícios.

 

O Governo está apenas a mostrar com as suas intervenções caóticas que tem medo de reabrir o processo. Ou a sofrer do mal que cada vez parece mais claro: quero, posso e mando. Mais uns estudos num projecto desta dimensão não fazem mal a ninguém.

 

O que nos faz muito mal é assistir a metáforas como a "margem sul é um deserto"  como fez o ministro Mário Lino. Ou, como se lia hoje no Público, ver Vital Moreira a acusar a Lusoponte como tendo interesse neste debate...

 

Interesses há muitos e ainda bem... Uns querem o aeroporto na Ota, outros em Rio Frio, no Poceirão...O que eu quero é que o Governo, a quem cabe defender também um "interesse" mas o da sociedade, escolha o que é melhor para o país.  Convencendo-nos que assim é.

Temas: ,
Publicado por Helena Garrido às 20:57
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
2 comentários:
De khyos zhyboro a 28 de Maio de 2007 às 21:25
Sinceramente adorei o blog.
Vim cá ter porque foi destacado e estou completamente boqueaberto. Há pessoas que têm o dom da palavra e acabo de encontrar uma.
Vou continuar a visitá-la de futuro, até porque gosto de discutir temas actuais e relevantes na política portuguesa.
Além do mais pretendo ingressar em economia este ano de 2007.
Continuação e até à próxima.
(Quando puder fazer-me uma visita não hesite. Será um prazer!)
De Helena Garrido a 29 de Maio de 2007 às 00:26
Obrigada. E boa sorte para a entrada em Economia... é mesmo um universo muito interessante.

Comentar post

Contacto

helena_garrido@sapo.pt

Entradas recentes

...

FMI: muitas medidas, pouc...

Inflação e lei laboral

O adeus a Tony Blair

Flexisegurança, Portugal ...

O preço da (in)justiça so...

O maravilhoso mundo novo

Sarkozy e a vantagem de s...

Privatização da REN com p...

E assim se cumpriu o dest...

Temas

aeroporto

automóvel

banca

bce

bcp

conjuntura

desemprego

desigualdade

edp

educação

emprego

energia

flexisegurança

governo

inflação

media

ota

saúde

semana prevista

união europeia

todas as tags

Pesquisar

 

subscrever feeds