Porque é que o Estado tem de se meter no horário do comércio como quer o Bloco de Esquerda? Não consigo perceber. É muito difícil racionalizar esta intervenção pública.
Se o objectivo é defender os trabalhadores já existe a legislação laboral. Se não é suficiente é aí que se deve actuar. O certo é que com as actuais regras, a abertura do comércio ao domingo aumenta o emprego e/ou o rendimento.
Se o objectivo é forçar as pessoas a irem, sei lá, aos museus... bem, como sabemos, a maioria, que pertence ao Estado, até está encerrada.
Será o objectivo moderar o consumo? Bem, com as restrições ao rendimento ditadas pela subida das taxas de juro o ritmo de crescimento do consumo está a abrandar.
O comércio é um dos sectores que tinha muito a ganhar se fosse menos regulamentado nos horários. E não estou a falar apenas dos hipermercados. O pequeno comércio, que é conhecido pelas queixas, tinha nessa liberalização uma grande vantagem. Sim, lembro-me que no passado não aproveitaram esssa oportunidade. Mas nem por isso se justifica que se imponham estes coletes de força completamente desnecessários e, pior ainda, destruidores de crescimento da economia
Notícias em Portugal...
...e no Mundo
Blogs
Sítios