Quarta-feira, 23 de Maio de 2007

Mercado (quase) único nos telemóveis

A partir de meados de Agosto falar ao telemóvel de um país para outro poderá já ser mais barato, com a queda das tarifas de 'roaming' que se prolonga até 2009 graças à iniciativa da Comissão Europeia designadamente da comissária para a Sociedade de Informação Viviene Reding. Os pormenores estão aqui.

 

Foi estabelecido um limite máximo de 0,49 euros por minuto quando se faz a chamada e 0,24 quando se recebe, a entrar em vigor assim que o compromisso hoje obtido seja publicado no Jornal Oficial da UE. Em 2009 esses máximos serão, respectivamente, de 0,43 euros por minuto e 0,24 euros.

 

Actualmente as tarifas de 'roaming' chegam a atingir os 5 euros por minuto, segundo estimativas da Comissão Europeia. Obviamente que uma das companhias que mais se opôs a esta regulamentação foi a Vodafone, assumindo o seu país de origem, o Reino Unido, o protagonismo. Ainda de acordo com estimativas da Comissão Europeia, o 'roaming' significou receitas de 8,5 mil milhões de euros em 2006.

 

Já era tempo de o mercado único chegar às comunicações móveis. As empresas de telemóveis já tinham tarifas especiais para viajantes frequentes. Mas lembro-me sempre das situações em que, mais simploriamente, se está perto de uma fronteira... estamos sempre a mudar de operador. Imagine-se o que isso não é à volta de Bruxelas.

 

O Mercado Único é isto, também. O que por vezes é esquecido.

Publicado por Helena Garrido às 17:38
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Contacto

helena_garrido@sapo.pt

Entradas recentes

...

FMI: muitas medidas, pouc...

Inflação e lei laboral

O adeus a Tony Blair

Flexisegurança, Portugal ...

O preço da (in)justiça so...

O maravilhoso mundo novo

Sarkozy e a vantagem de s...

Privatização da REN com p...

E assim se cumpriu o dest...

Temas

aeroporto

automóvel

banca

bce

bcp

conjuntura

desemprego

desigualdade

edp

educação

emprego

energia

flexisegurança

governo

inflação

media

ota

saúde

semana prevista

união europeia

todas as tags

Pesquisar

 

subscrever feeds