Terça-feira, 22 de Maio de 2007

Alemanha ajuda Portugal

O indicador de confiança dos investidores alemães Zew atingiu em Maio o valor 24, o mais elevado em 11 meses, um ponto acima das expectativas dos economistas inquiridos pela Bloomberg e subindo de 16,5 em Abril.

 

 

Uma excelente notícia para Portugal. As exportações para a Alemanha, ainda que em queda relativa, estão em torno dos 14% das vendas de produtos portugueses para o exterior - dados do Banco de Portugal. E esta é apenas a visão directa. Há ainda a indução de procura noutros mercados e o investimento.

 

As perspectivas de reforço do crescimento da economia alemã viabiliza que se mantenha durante mais tempo a retoma da economia portuguesa através das exportações, fundamental para a correcção dos desequilíbrios financeiros da famílias, Estado e empresas com menos dor.

 

É este quadro de reanimação europeia que pode explicar o surpreendente crescimento no primeiro trimestre em Portugal hoje analisado pelo INE. O indicador de sentimento económico está no seu melhor nível desde Julho de 2002. Mais estranha - podendo até ser preocupante - parece ser a indicação de aceleração no consumo.

 

Note-se ainda que o olhar para a conjuntura económica por parte do INE é mais optimista que a do Banco de Portugal. Uma razão pode estar no facto de o INE se apoiar em dados mais actualizados, só mais tarde incorporados pelos indicadores do banco central. Para já é certo que a maioria dos portugueses não sente esta reanimação.

Temas:
Publicado por Helena Garrido às 18:58
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Contacto

helena_garrido@sapo.pt

Entradas recentes

...

FMI: muitas medidas, pouc...

Inflação e lei laboral

O adeus a Tony Blair

Flexisegurança, Portugal ...

O preço da (in)justiça so...

O maravilhoso mundo novo

Sarkozy e a vantagem de s...

Privatização da REN com p...

E assim se cumpriu o dest...

Temas

aeroporto

automóvel

banca

bce

bcp

conjuntura

desemprego

desigualdade

edp

educação

emprego

energia

flexisegurança

governo

inflação

media

ota

saúde

semana prevista

união europeia

todas as tags

Pesquisar

 

subscrever feeds